domingo, 10 de janeiro de 2021

A diferença de Cacau Natural e Alcalino

 


Você sabia que quando uma receita te pede cacau 100% pode haver MUITAS diferenças entre eles?

Sempre falo que antes de fazer receitas e substituir ingredientes, você precisa entendê-los. Receita temos em livros, internet... sem conhecimento, além de você se tornar só um "replicador", dificilmente entenderá quando algo der errado. Ou como mudar um item, caso não tenha em casa.

Muita gente me pergunta a diferença entre os tipos de cacau. Para começar você precisa saber que sendo cacau, ele é 100%. Qualquer coisa menor do que isso (70% ou 50%) é considerado chocolate em pó, geralmente com açúcar adicionado. Menos ainda do que isso e com mais ingredientes na lista é achocolatado (mais açúcar ainda, menos cacau e muitas outras coisas). Dito isso, temos 2 tipos:
o cacau NATURAL e o cacau ALCALINO.


O cacau natural é ácido e tem a cor mais clara. O cacau alcalino é bem mais escuro, porque passa por uma solução de potássio que neutraliza o ácido dele. Os dois podem ser usados para tudo? Bem, em massas de bolo e outras massas em geral há algumas indicações: o cacau natural (que é ácido, lembra?) geralmente é usado combinado ao bicarbonato de sódio (que é um ingrediente alcalino), porque se complementam e fazem uma reação química dentro das massas.

Já o cacau alcalino é usado junto com o fermento em pó, pois este já tem ácido na sua mistura e não "precisa" da acidez do cacau natural. Para quem nunca leu o rótulo de fermentos em geral, eles nada mais são do que a mistura do bicarbonato de sódio com algum amido e uma parte ácida. Ou seja, já tem tudo misturado ali dentro do pote, pode se jogar no cacau alcalino, porque eles são melhores amigos.





Post escrito por Fernanda Carneiro


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada, volte sempre