sexta-feira, 1 de julho de 2016

O Vilão da Vez


De tempos em tempos aparece um novo vilão da saúde, agora é a vez do pãozinho, o trigo, ou melhor, do glúten. O pão nosso de cada dia não émais feito com o trigo que nossas avós comiam. Com tantas inovações, tecnologias e tantas outras coisas precisando de melhoras mexeram no que realmente não precisava. O que aconteceu? Modificaram o DNA do trigo para ser mais resistente à pragas e doenças. Este trigo tem deixado as pessoas com tipos de alergias e principalmente, uma doença muito grave chamada Celíaca. Para piorar, muitas pessoas nem conhecem a existência deste problema, pois vão ao médico pensando que é um simples virose e no final descobrem o pior. Além disso, levam anos e anos para reconhecer.
O glúten é uma proteína que dá liga nas massas.No intestino ele é transformado em cola e gruda nas paredes impedindo a absorção dos nutrientes e seus primeiros sintomas são cólicas e diarreias, mas, não é só isso. Provoca também queda de cabelo, coceira no couro cabeludo e na pele, inchaço do abdômen (a famosa barriga de cerveja), unhas quebradiças, esteatose (gordura no fígado), cansaço, candidíase,  gazes, hipotiroidismo, depressão, obesidade - que é uma doença inflamatória, cisto no ovário, disfunção sexual, fadiga de suprarenal, esquecimento, falta de concentração, em alguns casos graves causa falta de ar e acredite se quiser, manias (sim, aquelas manias bobas que você tem). Há estudos que comprovam que a retirada do glúten de crianças com déficit de atenção e autismo melhorariam significativamente. Claro que parece desesperador, mas não é, a primeira coisa é saber que depois de duas horas que você comeu o glúten e sentir alguns desses sintomas deve ir ao médico para pedir exames comprovando a alergia ou a intolerância ao glúten, ou seja, a doença Celíaca. Neste último caso não pode consumir nada de glúten. Existem vários níveis de alergia desde a fraca até a mais forte. Não é só a farinha de trigo a grande vilã, a farinha integral também tem glúten. Se você for ao mercado e ler os ingredientes da embalagem de pão integral - daquelas marcas famosas -, verá que tem mais farinha branca (trigo) em seu componente. Aliás, tudo que tiver farinha de trigo tem glúten.
Confira a lista de outras farinhas que contém glúten:
- trigo;
- aveia;
- cevada;
- centeio;
- malte;
- farinha de rosca;
- farinha de pão;
- achocolatados;
- farináceos como farinha láctea;
- semolina;
- e produtos industrializados.
Após o diagnóstico, deve-se retirar da dieta todos os alimentos que contenham essa proteína, como por exemplo: macarrão, pão, bolos e biscoitos. É possível encontrar diversos produtos especiais e estes produtos citados no exemplo que são permitidos na dieta, porém utilizam outros tipos de farinhas, são eles: farinha de arroz, de mandioca, de milho, o fubá, a fécula de batata, fécula de mandioca, amido de milho, polvilho doce e polvilho azedo.
Você pode encontrar milhões de receitas na internet e em livros especializados no assunto, como é o caso do livro Sabor Sem Glúten, escrito por Denise Godinho, que recentemente descobriu que seu filho adquiriu a doença Celíaca, fazendo com que sua rotina na cozinha mudasse drasticamente.

Parece difícil tamanha mudança mas não é impossível e com certeza sua comida ficará mais saborosa e mais saudável. Se você conhece mais sobre o assunto, compartilhe conosco. Até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada, volte sempre