sexta-feira, 1 de julho de 2016

A evolução de um dos eletrodomésticos mais importantes: o Fogão

A historia do fogão é tão antiga quanto.
Foram encontradas na Espanha indícios do que seria um modo de cozinhar os alimentos, usada há 18 mil anos atrás. Quando o homem passou a dominar o fogo, isso contribuiu para que deixasse de sernômade passando a viver em grupo, dando origens as famílias.  Faziam um buraco no chão, colocavam as pedras que aqueciam e em cima colocavam as panelas de barro para cozinhar os alimentos. Com o passar dos anos e a evolução do homem o fogão se tornou de tijolos, são os famosos fogões de barro ou de lenha, mas o problema é com a queima da lenha e a emissão de fumaça, tudo ao redor ficava preto, principalmente quem cozinhava,por isso,não era saudável ter esse tipo de fogão dentro de casa.

Então a renovação veio com a Revolução Industrial  que passou a explorar nossas formas de energia como o carvão.  Em 1630, o inglês JonhSibthrope criou o primeiro fogão feito de ferro aquecido a carvão. Mas não cozinhava por igual e era muito lento e muito trabalhoso principalmente quando apagava o carvão, sem contar que produzia efluentes altamente tóxicos como, por exemplo: omercúrio e outros metais pesados como vanádio, cádmio,arsênio e chumbo.
O problema foi resolvido em 1802, com o projeto do inglêsGeogeBodley que criou o fogão de ferro fundido e assim passou a utilizar o gás de petróleo, mas mesmo assim corria risco de explodir.  Em 1826 o inglês James Sharp diretor da Northampton GasCompany, patenteou o primeiro fogão a gás, de folha de ferro, com forno e queimadores colocado na parte inferior. Fixos na parede foram colocadas folhas de chapa separadas, para facilitar a limpeza e deixar o ar circular sem risco de explosão.  Em 1834, sob o patrocínio de Earl Spencer comeram a ser fabricados pela firma William Lankester&Sonof Southampton. Mas foi em 1928 que o fogão esmaltado apareceu, assim os modelos passaram a ser projetado com tecnologia, beleza e sofisticação.
Tipos de fogão
Fogão de piso:
O modelo mais comum do mercadode 4 a 6 queimadores funcionam a gás com 1 ou 2 fornos embutido, a vantagem é que não precisa instalar, é só colocar no lugar e ligar o fio da tomada para acender o forno e o queimador, a desvantagem é que atrapalha na hora da limpeza do piso.
Fogão de embutir:
Tema mesma característica do fogão de piso, mas deixa o piso livre, a desvantagem é que não tem como ficar retirando o móvel a cada limpeza, assim tornando o cuidado maior.
Fogão de mesa:
Esse tipo é a parte superior do fogãoque utiliza uma bancada para instalar. São os modelos com acabamentos em inox, vidro e vidrocerâmico. É chamado também de cooktop, possui 1 a 5 bocas ideal para pequenos espaços como apartamentos, a desvantagem é que não tem forno.
Fogão industrial:
São utilizados somentenas escolas, hospitais, hotéis e restaurante.São de 4 a 6 bocas, pois, possui chama rápida para o preparo dos alimentos.
Fogão a lenha:
A quem deseja cozinhar como os antigos, o cozimento é mais lento e fica mais saboroso, sua desvantagem é o armazenamento das lenhas, a dificuldade em acender o fogo e a emissão fumaça.
A maioria dos fogões atuais são mais fáceis de limpar porque possui forno auto-limpante, queimadores antiaderente, botões removíveis. Elétrico ou a gás é um móvel indispensável em qualquer cozinha.
Aqui vou deixar alguns modelos efotos tiradas da web.


6 comentários:

Obrigada, volte sempre