sexta-feira, 1 de julho de 2016

Qual a melhor Panela?


Você sabia que existem panelas indicadas para cada tipo de receita? Saiba qual panela usar na hora da fritura ou do refogado. Saiba que usar a panela certa implica no sabor e no resultado de uma comida saborosa. Penelas de alumínio, cerâmica, inox, ferro e até de barro são algumas das opções. Conheça as vantagens e desvantagens, os cuidados e aprenda a usá-las
1 - Panelas de Alumínio
Ideal para frituras , dourar carnes e fazer doces por grudar menos.
Vantagens: São práticas, leves, distribuem bem o calor e resistentes às mãos mais pesadas.

Desvantagens:  devem ser evitados, pois liberam metais pesados no sangue,  resíduos que se desprendam da panela principalmente com uso de utensílios de alumínio. e com isso pode causar danos a saúde.

2 -Panela de Alumínio Antiaderente
São indicadas para preparo de receitas onde não se deseja acrescentar gordura como filé de peixe magro. Por serem revestidas gruda bem menos
Vantagens: Leve e de fácil manuseio, são fáceis de lavar já que o revestimento antiaderente impede que os alimentos grudem com facilidade.
Desvantagens: Desgastam facilmente e precisam ser trocadas com frequência,  resíduos que se desprendam da panela principalmente com uso de utensílios de alumínio, e com isso pode causar danos a saúde.
3 - Panela de Alumínio Revestido com Cerâmica
Recomendada para preparar qualquer tipo de comida, mas o mais indicados são para cozidos e refogados
Vantagens: Estas panelas protegem o alimento do contato direto com o alumínio e por serem revestidas de um material natural não oferecem nenhum risco à saúde. Além disso, são lindas e coloridas. As que incluem em seu revestimento partículas de titânio são ainda mais antiaderentes e se revelam mais resistentes.
Desvantagens: Não são tão antiaderentes e precisa ter cuidados, pois a cerâmica pode danificar.

4 - Panela de Aço Inox
São boas para cozidos, refogados, caldos, cozimentos de massas, molhos e outros preparos que exigem cozimentos rápido com muito calor.
Vantagens: Possui alta durabilidade, já que não oxidam. Podem ir a lavadouras e quando bem feitas, com fundo grosso e pesado, são excelentes na distribuição de calor.
Desvantagens: Requer cuidados pois tendem a escurece com o tempo e podem começar a liberar o níquel, quando presente em sua composição, nos alimentos. Logo, não é tão eterna assim. Não servem para fritura pois aquecem muito e rapidamente. Podem queimar a comida e as mãos. E difícil de limpar quando escurece, ou gruda o óleo.

5 - Panela de Cobre
Ótima para preparo de doces
Vantagens: Assim como as inoxidáveis, as panelas de cobre são excelentes condutoras de calor. Elas esquentam por igual e esfriam rapidamente, facilitando o total controle do tempo de cozimento, sem pontos isolados.
Desvantagens: O contato com o sal ou alimentos ácidos como tomate e vinagre faz com que o cobre se desprenda da panela passando para a comida. Difícil a limpeza.

6 - Panela de Cerâmica

Boa para cozimentos longos e não oferecem risco de liberar metais no alimento (se feitas com material de qualidade) já que são feitas de material natural.

Vantagens: São duráveis se bem cuidadas, são fáceis de limpar e antiaderentes. Seguram bem o calor por um longo tempo.

Desvantagens: Demoram muito tempo para esquentar e podem danificar se manuseadas por mãos pesadas. Antes de comprar é importante verificar se a panela possui o selo de qualidade, que garanta o não uso de compostos ligados ao chumbo na composição. As opções foscas e industrializadas são as mais seguras, por serem mais modernas

7 - Panela de barro
Usada geralmente para receitas como moquecas, peixadas, caldos, sopas e ensopados. Essas panelas mantêm o alimento aquecido por mais tempo, podem ser usadas tanto na chama do fogão como no forno.

Vantagens: Ficam lindas à mesa em dias de festas.

Desvantagens: Este tipo de panela é frágil e pouco prática no dia a dia (são pesadíssimas dependendo do tamanho). Por ter uma superfície porosa, favorece a retenção de resíduos que estimulam a cultura de bactérias. Ao comprar verifique se a panela já é curada com óleo (isso garante a impermeabilização). para eliminar gostos e odores vale ferver com água depois de lavar. Não lave a penela quente para não rachar e use detergente neutro.


8 - Panela de Pedra-Sabão
Mantém o aquecimento e por isso são mais indicadas para cozimentos longos de carnes e ensopados, moquecas, feijoadas e receitas da cozinha mineira. Naturalmente antiaderentes, libera cálcio, magnésio e ferro.
Porém, cozinha lentamente. Os problemas desta panela são seu peso, fragilidade e a dificuldade de ser encontrada;

Vantagens: São feitas de um mineral retirado da natureza, esculpidas e tratadas para impermeabilizar os poros. São lindas e dão charme quando levadas diretamente à mesas. São duráveis e não alteram o sabor dos alimentos, pelo contrário ressalta ainda mais.

Desvantagens: Cozinha lentamente. São pesadas porém frágil e difícil de ser encontrada. sua superfície porosa favorece a formação de bactérias. A limpeza deve ser bem profunda. Ao usar, comece aquecendo em fogo baixo pra não causar rachadura por choque térmico.

9 - Panela de Ferro Fundido
Indicadas para cozidos que exigem um longo tempo de cozimento já que retêm muito calor.
Vantagens: Tanto as importadas esmaltadas como as tradicionais de ferro conservam a temperatura Conduzem o calor de forma uniforme e as que não são revestidas passam ferro para os alimentos auxiliando no combate a anemia.

Desvantagens: As esmaltadas lascam com certa facilidade e uma vez lascadas, devem ser dispensadas. São extremamente pesadas por isso, não são práticas para o dia a dia. Precisam ser guardadas muito secas para que não enferrujem ou com untadas com uma fina camada de óleo. Prefira as com cabo de madeira, isso facilita na hora de segurar a penela que esquenta muito.
10 - Panelas De Vidro Temperado 
Aquecem rapidamente os alimentos. São boas para o preparo de arroz cozido e refogados do dia a dia.

Vantagens: São fáceis de limpar, não pegam gosto ou cheiro e não oferecem nenhum tipo de desprendimento de metal nos alimentos. Assim como as de revestimento de cerâmica colorida.

Desvantagens: Têm fama de pouco práticas e frágeis, afinal, vidro quebra. Ao manusear evite batidas e choques térmicos.


11 - Panelas De Titânio
São ótimas para grelhar, fritar e cozer, dificilmente os alimentos grudam. Quase não exige óleo nos preparos.

Vantagens: Talvez a mais recente invenção das panelas. O titânio é um metal leve e muito resistente, não liberaria resíduos na comida. Uma panela feita de titânio é quase eterna.

Desvantagens: Como o titânio é muito caro, geralmente elas são feitas em base de alumínio e apenas uma camada jateada do metal resistente. Essa película fina é antiaderente, a exemplo do teflon, não é muito resistente e pode se soltar com o tempo. Evite usar utensílios de metal para não riscas a superfície. Na limpeza não use materiais abrasivos como esponjas de aço.


Obs. Material pesquisado na internet.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada, volte sempre